07 junho 2006

A vida mudou

Moldando o barro


O senhor José Tanganho tem 66 anos de idade e dedica-se à modelação de peças em barro, já lá vão seis anos.
Foi emigrante na Bélgica, onde exerceu a profissão de pintor da construção civil, durante vinte anos, tendo regressado a Portugal há onze.
A vida, as coisas, as pessoas, mudam a um ritmo alucinante. Nestaes últimos dez anos as coisas na socidade mudaram imenso.
Parecia querer dizer-me algo mais, mas não adiantei muito, embora tenha deduzido que falava de atropelos, falta de respeito, egoismo, entre outras coisas.
Quando lhe perguntei como tinha despertado para a arte de moldar o barro, respondeu dizendo que há seis anos no mês de Junho, a visita a um amigo, em Lisboa, fez-lhe despoletar o gosto pelo artesanato de barro, mais concretamente a moldagem da figura do Santo António, coisa a que ainda hoje se dedica. Referiu no entanto que quando era moço, já gostava de moldar o barro pois o seu pai tinha uma cerâmica e o barro era matéria prima com que lidava frequentemente.
Ao sr. José Tanganho os meus agradecimentos por ter consentido a postagem da foto pela conversa que mantivemos.

1 Comments:

Blogger Healing Naturaly said...

O Senhor Jose Tanganho Pirralho, parente e padrinho de registo(ele ja se tinha esquecido dessa parte, era ele um jovem). Um grande abraco e um obrigado pela sua presenca e esposa e filha no almoco da minha despedida, como nao tive oportunidade de visitar a sua oficina de ceramica, veijo-o aqui. (pena nao poder gravar esta foto para recordacao)

6:45 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home