29 maio 2006

Muitos picos

Cacto
(Opuntia Ficus-índica)

Todos os cactos dão flor. O denso preenchimento com espinhos, da superfície da planta, é atenuado pela beleza das suas flores.
O cacto mexicano Opuntia Ficus-indica, produz o conhecido figo-da-índia, na região também conhecido por figo de penca, fruto comestível que chega a atingir preços quase de manjar de rei. Para poder ser descascado e depois comido, passa-se levemente pelo lume até queimar todos os finissimos esporos (picos) e só depois se descasca.
Algumas espécies só dão flores por volta dos 80 anos de idade ou quando atingem altura superior a dois metros.
Em tempos, era comum ver-se sebes de cactos, utilizadas com o intuíto de vedar ou definir a linha de extrema entre dois terrenos.
Um dia, fui dar com o senhor João transportando partes de um destes cactos, "pencoras" diz-se por aí, espetadas numa forquilha, para dar de comer aos porcos e disse-lhe que não era alimento substancial para os animais. Retorquiu dizendo: Não engorda mas enche a barriga. Não acredito que tal atitude fosse inédita, pelo que posso concluir ser também hábito da região, dar aos cactos, o fim que lhes estava a ser dado no momento.

1 Comments:

Blogger WWG said...

Good photos, good blog:)
from Québec Canada
http://www.wwg1.com

2:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home