13 junho 2006

Saltar a fogueira

Igreja de Santo António - Coruche


Na noite do dia 12 para 13 de Junho, vai-se ao arraial de Santo António, no largo do mesmo nome e frente igreja, também com o mesmo nome.
Há bailarico e por isso dança-se ao som de uma "marcha popular". Os mais novos saltam a fogueira, mostrando às raparigas o seu vigor. Era o que se fazia antigamente. Rapazes e raparigas compareciam, elas sempre acompanhadas dos pais, embora quando chegasse a hora do baile, as mães permanecessem no local, enquanto os pais, se aproximavam do balcão que estivesse mais próximo, para beberem um copo de vinho.
Na fogueira era queimado o carrasco, rosmaninho, alecrim, todos eles arbustos da região que eram colhidos, dias antes e guardados para queimar nesse dia.
Alguns, rapazes e raparigas, queimavam uma alcachofra e formulavam um desejo de amor. Levavam para casa a alcachofra e plantavam-na num vaso esperando que "rebentasse" e caso acontecesse o desejo seria satisfeito. Ora, como a alcachofra não era mito queimada, quase sempre "rebentava" e trazia momentos de felicidade pois era prenúncio da satisfação do desejo.
Rosmaninho
"Lavandula stoechas"